segunda-feira, 22 de maio de 2017

GEOCAM – Diretrizes do Grupo, Pesquisadores, Acadêmicos, Linhas de Pesquisa, Projeção de Grupo.

Ao longo dos anos a cartografia, suas ferramentas analógicas e digitais, fundamentam-se como essenciais as diversas ciências, em especial a geografia. Apresenta-se, ainda, como um importante elemento para a compreensão das realidades sociais, a partir, primordialmente, de suas representações cartográficas.

Nos últimos anos após analises nos cenários brasileiro, amazônico e paraense, percebeu-se a necessidade da realização de mais estudos, dentre eles os geográficos, que proporcionassem o entendimento, principalmente a partir do viés cartográfico, de suas realidades. Assim, surge a proposta de construção deste grupo de pesquisa, intitulado: “Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia” – GEOCAM”

Após inúmeros debates acadêmicos, percebeu-se a necessidade de se discutir acerca da cartografia amazônica. Assim, no mês de abril de 2017 solicitou-se junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a oficialização, via cadastro do GEOCAM junto a diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (por sigla manteve-se CNPQ)[1], que teve sua oficialização no dia 15 de maio de 2017.

O grupo reúne inicialmente 14 integrantes, sendo eles, em sua maioria estudantes de geografia e que possuem proximidade a cartografia:

Pesquisadores- Coordenadores

Carlos Jorge Nogueira de Castro - Líder

Professor Efetivo de Cartografia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenador do Campus Universitário de Igarapé-Açu (Campus X - UEPA). 
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na Área de Concentração: Organização e Gestão do Território, linha de pesquisa Dinâmicas da Paisagem na Amazônia; Programa de Pós-Graduação vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). 
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na Área de Concentração: Organização e Gestão do Território, linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia; Programa de Pós-Graduação vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). 
Especialista em Geoprocessamento e Ordenamento Territorial (FASAMAR), com ênfase no Geoprocessamento voltado ao Transporte Público. 
Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase na Área de Pesquisa: Geografia e Transportes, com uso da Cartografia e de suas ferramentas no Geoprocessamento. 
Pesquisador junto ao Grupo: Ordenamento Territorial, Espaço Urbano e Violência na Amazônia Vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com pesquisa nas área de: Dinâmica do Território e as transformações no espaço nas áreas dos projetos mínero-metalúrgicos e infra-estruturais e Ordenamento Territorial, Relações de poder e Violência na Grande Belém. 
Pesquisador junto ao Grupo Acadêmico de Produção de Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA), vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA), com Pesquisas nas Áreas de Transporte (Urbano e Rural), Cartografia (Analógica e Digital), Planejamento e Gestão.

Daniel Araujo Sombra Soares – Vice Lider

Graduado em Bacharelado/ Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém-PA, com graduação sanduíche pela Michigan State University (MSU), Campus Lansing-MI, EUA. 
Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Niterói-RJ. 
Servidor Público Federal, atuando como Geógrafo no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 
Colaborador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) pela UFPA, atuando como Professor Formador 1. 
Professor Substituto de Geografia, vinculado do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Pesquisadores- Membros 

Clicia da Silva Santos
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Pesquisa Desenvolvida - O processo de urbanização e suas implicações nos cursos d’águas urbanos do município de Igarapé-Açu-PA (2015).

João de Souza Barros Filho
Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Pesquisa Desenvolvida -  A expansão da dendeicultura no nordeste paraense: a territorialização da Palmasa no município de Igarapé-Açu.

Luana de Araújo Assunção
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Pesquisa Desenvolvida - A Expansão da Malha Urbana e Ocupações Recentes na Cidade de Igarapé-Açu-PA (2015).

Valter Pinheiro da Costa
Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Pesquisa Desenvolvida - Ocupação urbana na orla da cidade de Maracanã-PA: tensões, conflitos e possibilidades para uma gestão integrada.

Acadêmicos

Enderson Santos Silva
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Igarapé-Açu.

Hudson Mesquita Campos
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Igarapé-Açu.

João Victor da Silva Oliveira
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Igarapé-Açu.

Kyala Margalho Pimentel da Silva
Acadêmica do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Belém.

Lucas da Costa Monteiro Andrade
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Belém.

Nonato Sousa Gonçalves
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Igarapé-Açu.

Rafael Henrique Maia Borges
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Belém.

Rodrigo Dos Santos Sá
Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Igarapé-Açu.

Desse modo, o propósito inicial do grupo é o estudo acadêmico e sistematizado, pautado no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Tornando possível, principalmente, a execução de atividades e ações de qualidade, como a produção e análise cartográfica, elaboração de artigos, relatórios e a construção de materiais didático-pedagógicos que possibilitem o amadurecimento acadêmico no que trata das ciências Cartográfica, da Informação e da Geoinformação, alicerçada na base da ciência Geográfica.
O GEOCAM terá como principais linhas de pesquisas:
ü  Cartografia: conceitos e aplicações metodológicas;
ü  Cartografia Temática: elementos semiológicos e Projeto Cartográfico;
ü  Novas tecnologias e Geoinformação: metodologias para a sistematização de dados com Fundamentos de Geografia Física, de Geoprocessamento e Interpretação de Imagens para estudos areais;
ü  Cartografia Digital e Ensino de Cartografia: inserção de materiais didáticos-pedagógicos.

O grupo surge com a ideia de que existirão muitos desafios pela frente, mas com a certeza de que com dedicação, seriedade e respeito, muito se alcançará, não somente a nível acadêmico e profissional, mas também pessoal e, sobretudo, social.  

Destarte, é com este compromisso que nos apresentamos, como um Grupo de Pesquisa de caráter Acadêmico, que tem como Projeção a leitura de processos e o processo de desvelamento cartográfico da realidade Amazônica e dos processos socioespaciais presentes nas análises geográficas.


Texto elaborado por - Carlos Jorge Nogueira de Castro e Rafael Henrique Maia Borges.

___________________

[1] - CNPQ é a sigla de Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISADOR DO GEOCAM OFERTA CURSO NA XII SEMANA ACADÊMICA DE CASTANHAL

  Ocorreu no dia 13 de novembro de 2024, a  XII Semana Acadêmica do Campus Universitário de Castanhal (Campus XX) da Universidade do Estado ...