quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Inauguração do Laboratório de Geografia Eidorfe Moreira - (LAGEM) / CCSE / UEPA.

        Os professores e os discentes do curso de Geografia da Universidade do Estado do Pará, a partir do dia 14 de novembro de 2017, com a inauguração do Laboratório de Geografia Eidorfe Moreira (LAGEM), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE/UEPA), passaram a contar com um novo espaço de pesquisas e estudos referentes ao georeferenciamento, geoprocessamento e a cartografia.
      Resultado dos esforços conjuntos da coordenação do curso, direção de centro, da gestão superior da Universidade e da Câmara dos deputados, na figura do deputado Carlos Bordalo. Uma conquista que proporciona um novo caminho a geografia e, principalmente, a cartografia no Estado do Pará. O que era uma necessidade e um sonho acadêmico, profissional e inclusive, social, tornou-se realidade.
                                                            [ Fonte: GEOCAM, 2017]
        A cartografia se apresenta como essencial à diversos estudos e em diversas áreas do campo científico. Notoriamente, trata-se de uma ferramenta fundamental para se pensar e compreender criticamente acerca das pluralidades espaço-territoriais do Pará, da Amazônia e do Brasil. Com isso,  a cartografia da UEPA, tende a se solidificar em um nível estadual e nacional, tornando-se uma referência na área.

        O nome do Laboratório homenageia um dos principais pensadores da década de 50, do Estado do Pará. Eidorfe Moreira, nascido na Paraíba, em 1912, logo aos 2 anos de idade se mudou para Belém e a partir disso trilhou uma bela trajetória acadêmica, profissional e social. Com uma formação que transita pelo direito, economia, política, é apontado como uma das bases para se compreender a complexidade da região amazônica e como um dos maiores contribuintes a geografia paraense.
        Para o Professor e Coordenador do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM), Carlos Jorge Nogueira, com sólida trajetória em estudos cartográficos,  é um momento de se alegrar e prosseguir o trabalho:
"Sem dúvidas, enquanto geógrafo e cartógrafo, estou muito feliz com essa importante conquista. É algo que sonhamos a bastante tempo.  A partir disso poderemos fazer muito mais, conseguiremos ampliar e qualificar os estudos que já estão se desenvolvendo (...) poderemos criar e seguir novas perspectivas. É uma grande conquista e não devemos esquecer dessa data. Não só a geografia, mas sim a “Uepa”, como um todo, a sociedade paraense.”.

                                                        [ Fonte: GEOCAM, 2017]
     Ainda de acordo com o Coordenador do GEOCAM, o grupo de pesquisas, agradece a oportunidade de no início desse projeto ter participado e garante que isso será prática frequente:
“ Nós do GEOCAM, não podemos deixar de agradecer a oportunidade de ter participado da inauguração direta e indiretamente desse projeto. Produzimos para tal um mapa especial (...) um mapa da Amazônia, suas paisagens e suas dinâmicas territoriais. É muito gratificante vê-lo na parede do laboratório.  De nossa parte, garantimos que a parceira está fechada e ajudaremos no que for preciso”.
 [ Mapa produzido pelo GEOCAM]
         Para Daniel Sombra, professor de Geografia da Instituição, é um momento de ter novos olhares, agradecer e unir forças em busca de um aperfeiçoamento:
“ Em tempos de crises, de cortes de investimentos, ter um laboratório com bons materiais, como é o nosso caso,  é motivo de alegria e de agradecimento. Eu parabenizo a todos os envolvidos, a cada esforço feito (...) gestões, coordenação, direção, docentes e discentes. Estão todos de parabéns! (...) É de se comemorar!  Agora iniciamos um novo caminho, precisamos unir forças, deixar de lado divergências e pensar no nosso curso de geografia, na comunidade acadêmica, na sociedade paraense e amazônida”.
                                                                 [ Fonte: GEOCAM, 2017]
           Além disso, de acordo com o professor Daniel, as aulas se tornarão mais completas e eficazes:
“ Para além dos produtos cartográficos, como mapas, base de dados, não podemos esquecer de um dos maiores ganhos: a sala de aula. Agora os futuros geógrafos (...) os geógrafos em formação, terão um local pra prática, não somente a parte teórica (...) isso, sem dúvidas, significa um ganho qualitativo incalculável “.

O LAGEM é formado por produtos de elevada qualidade, como móveis confortáveis,  15 computadores completos, que possibilitam a instalação e o manuseio dos  melhores softwares da atualidade, assim como um retroprojetor que tornarão as aulas mais dinâmicas e permitirão a criação de produtos de elevada qualidade, além de oferecer oportunidades de realização de pesquisas de alto padrão.
                                                          [ Fonte: GEOCAM, 2017]
Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM);

Belém - Pará, 2017.

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