sexta-feira, 8 de abril de 2022

MESORREGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: ANÁLISE SÍNTESE DOS FEIXES PRODUTIVOS NO CENÁRIO MUNICIPAL DE 1990

 Mesorregiões e Microrregiões Geográficas do Pará - 1990

Metropolitana de Belém

Análise Síntese: Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro - UEPA

15 - Pará

15 03 - Metropolitana de Belém


A partir da Lei Complementar Federal (LCF) nº 14/1973 e de municípios limítrofes com atividades econômicas ligadas às dinâmicas da capital (Belém), estes com densidade demográfica e colonização antiga. Destarte, a redefinição das funções administrativas e os incentivos governamentais promoveram a expansão da atividade industrial. 

A diversificação de alimentos agrícolas como a mandioca, frutas de mesa, arroz e feijão, e bens de consumo para o abastecimento do mercado local, atingindo um índice satisfatório de seguridade da capital, motivo pelo qual as culturas de pimenta-do-reino, cacau, malva e dendê passaram a ganhar destaque na pauta de exportações (cerca de 30% da produção) destes cultivos, que passaram a ser atividade de maior valorização na região. No típico ambiente amazônico, o extrativismo vegetal com extração de madeiras e do fruto açaí ganham destaque econômico nos últimos anos (texto resgata o ambiente regional de 1990).

Embora as nove cidades da Mesorregião Metropolitana de Belém possuíssem vias de transporte por rodovias asfaltadas - infraestrutura seletiva na década de 1990 - sendo a rodovia federal BR-316 (Pará-Alagoas) o tronco principal da rede de transporte. Através desta, o serviço de transporte de ônibus intermunicipais articulavam os municípios do interior à capital. 

A capital reunia as atividades administrativas, indústrias e serviços dos municípios e das regiões de influência de Belém. Na capital, encontram-se as infraestruturas da rede rodoviária superando a antiga dependência flúvio-marítimo da capital aos demais estados, ao passo que as instalações portuárias e aeroportuárias modernizam as articulações da rede de transporte.

Naquele momento, a cidade de Castanhal compunha o centro sub-regional subordinado a Belém.

15 03 007 - Belém

1 Ananindeua

2 Barcarena

3 Belém

4 Benevides


As atividades urbanas caracterizam o espaço microrregional, contudo a indústria apresenta maior volume de investimento e de dinâmica econômica no período, embora as atividades agrícolas voltadas à horticultura e fruticultura, ambas situadas no entorno da concentração urbana estivessem entre os elementos essenciais para o abastecimento da capital.

O planejamento estatal prevê a construção de um novo porto em Barcarena, ampliando a capacidade de embarque e desembarque de toneladas diárias. A função do município enquanto importante área industrial desperta desejos de exportação de produtos de outras regiões, como a bauxita (Al2O3·2H2O) proveniente da Mesorregião Baixo Amazonas, no entanto, a implantação da indústria de produção de alumina (Al2O3) tende a empregar grande volume de força-de-trabalho residente em Belém, recorrendo ao transporte fluvial, com uso de lanchas e, em deslocamentos pendulares diários no rio Pará.

As peculiaridades apontadas por Bulhões (IBGE, 1990) destacam o plantio, beneficiamento e a exportação do óleo de dendê, plantio de seringueiras e a extração do açaí.

15 03 008 - Castanhal

1 Bujaru

2 Castanhal

3 Inhangapi

4 Santa Isabel do Pará

5 Santo Antônio do Tauá



No processo de constituição da Microrregião de Castanhal possui como principal característica a agricultura diversificada com culturas alimentares voltadas ao abastecimento de Belém. Na microrregião a avicultura passa a ser integrada a atividade industrial, tendo como coerência espacial a produção de milho em Santo Antônio do Tauá, seu beneficiamento em rações voltadas ao consumo das aves da indústrias no município limítrofe de Santa Isabel do Pará que se destaca como principal produtor de ovos de galinha e detentor do maior rebanho avícola do estado do Pará.

A pecuária bovina é tida naquele momento como atividade complementar, com considerável produção leiteira. A estratégica posição de Castanhal, enquanto principal centro urbano da microrregião, integrado ao principal eixo rodoviário BR-316 (Pará-Alagoas) adiante conectada a BR-010 (Belém-Brasília) realizando baldeações para os diversos pontos do país.

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GEOCAM - Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia

A análise síntese, visa auxiliar o plano de entendimento geográfico do extinto planejamento regional, elemento fundamental para ajustes interpretativos em pesquisas futuras.

Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro (PPGG-UEPA)


Bibliografia Consultada

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão do Brasil em mesorregiões e microrregiões / Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Departamento de Geografia - Rio de Janeiro: IBGE, 1990.


Publicação: Geocam - Uepa (08/04/2022)


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