segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ACADÊMICOS DE GEOGRAFIA E MONITORAS DO GEOCAM COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS EM PROJETOS CARTOGRÁFICOS EM CASTANHAL

No último dia 08 de novembro de 2019, ocorreu a finalização da disciplina Geoprocessamento e Interpretação de Imagens, na turma do 4° semestre de licenciatura em Geografia, do Campus Universitário de Castanhal (Campus-XX) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A disciplina teve seu início no mês de agosto, sendo ministrada pelo professor Carlos Jorge N. de Castro; na oportunidade do desenvolvimento dos Projetos Cartográficos, foram apresentadas a discentes de Geografia e Integrantes do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (Geocam), as estudantes-membros: Carina Fabiane L. do Rosário; Damiris Silva da Silva; e, Jéssica Luana de Oliveira Magalhães, todas discentes do curso de Geografia do 7° semestre no mesmo campus.
Fig. 1. Planejamento do Projeto Cartográfico, e o Desenvolvimento com as monitoras no Laboratório.
Fonte: Acervo disponibilizado pela equipe, e Geocam (2019).
A disciplina tem duração de 60 horas, a serem desenvolvidas entre atividades teóricas, laboratoriais, e práticas; assim, no início da disciplina foram realizados os debates em sala de aula com autores da Cartografia e do Geoprocessamento, tais como Gilberto Câmara, Clodoveu Davis (2001) em Introdução à Ciência da Geoinformação; também os debates com Paulo Roberto Flitz (2008), em Geoprocessamento Sem Complicação, estes foram estruturantes para o amadurecimento dos Projetos Cartográficos desenvolvidos nas pesquisas dos discentes. 
Fig. 2. Articulação do Conteúdo Introdutório Geoinformação - Cartografia - Geografia.
Fonte: Nota de Sala de Aula, Castro (2018-19).
Ao iniciar a etapa laboratorial, com o aporte do Laboratório de Informática do Campus, as discentes e integrantes do Geocam, contribuíram na monitoria com a turma, ao passo que os debates centrais do grupo de pesquisa assentam-se na temática. Na oportunidade, as os discentes tiveram a oportunidade do suporte das nossas monitoras. Assim, acreditamos na interação de saberes discentes-monitores-professor (alternando-se as ordens e os fluxos de contato). 

Ganhos e trocas de saberes

Para as discentes-monitores em Geoprocessamento, acreditamos que experienciar, de maneira mais próxima, o desenvolvimento de um Projeto Cartográfico auxilia no amadurecimento de seu objeto de pesquisa, além de poder compartilhar experiências e conhecimento com os colegas em início de formação. Cabe ainda destacar, que as discentes estão no 7º semestre desenvolvendo suas pesquisas, e estão sendo acompanhadas pelo Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (Geocam), ao longo de meses;  
Para a turma de licenciatura em Geografia, acreditamos que houveram avanços a partir do estreitamento do contato, com discentes-monitores com o acúmulo de experiência de anos anteriores no curso, monitores orientados previamente pelo professor da disciplina de Geoprocessamento em curso. 
Em muitos momentos, as interações e os diálogos entre eles facilitaram a compreensão e o amadurecimento dos projetos cartográficos, resultando em pesquisas que abrangeram diversas temáticas.

Resultados Alcançados
Os discentes da disciplina Geoprocessamento e Interpretação de Imagens (turma Castanhal) se distribuíram nas seguintes temáticas:
  • Infraestrutura Comercial e Centralidade Econômica Urbana (bairros - Estrela, Nova Olinda, e Centro);
  • Violência Urbana e Crescimento de Assaltos e Homicídios (bairros - Ianetama, Salgadinho, e Centro);
  • Transporte Público, por Ônibus, e seu papel na Relação Periferia-Centro em Bairros de Castanhal (bairros - Caiçara, São José, e Centro);
  • Mercadinhos de Bairro e as Relações de Compra em Frequências Estabelecidas na Rede de Supermercados e Atacadistas (bairros - Ianetama, Santa Catarina, e Centro);
  • Dinâmica Comercial dos Mercadinhos de Bairro e suas Relações com Grandes Redes de Supermercados Atacadistas (bairros - São José, Imperador, e Centro).
Ao fim, ocorreu a socialização das pesquisa no auditório do Campus Universitário de Castanhal.
Fig. 3. Momento de Socialização das Pesquisas Desenvolvidas pelos Discentes de Geografia.
Fonte: Acervo disponibilizados pelas equipes, e Geocam (2019).
Os temas apresentados acima, compõem as discussões centrais dos Projetos Cartográficos, desenvolvidos pelos discentes do 4° semestre da Turma de Geografia, Campus-XX  da Universidade do Estado do Pará, onde todas as etapas da pesquisa foram minuciosamente analisadas e avaliadas; permitindo nos afirmar que trata-se de trabalhos inéditos, estes realizados no campo da investigação geográfica, cujo os méritos cabem aos membros de cada equipe, pelos encaminhamentos realizados por seus representantes.

Considerações
O processo de amadurecimento contou com a organização das estruturas de pesquisa, discussão do referencial de base do geoprocessamento, operações geográfica em laboratório (com uso do softwares - Excel, e Quantum-Gis) na elaboração de representações cartográficas, aproximação com os autores da geografia, leituras e releituras sobre as etapas no desenvolvimento da pesquisa. 
Destarte, apresentamos o processo de amadurecimento do Projeto Cartográfico desenvolvido ao longo de 4 meses, que contou com a intensa participação das discentes-monitoras do Geocam, os discentes da turma de geografia (Castanhal) e os encaminhamentos do professor Carlos Jorge N. de Castro.

Agradecimentos
  • Turma de Geografia Castanhal, que gentilmente cederam registros dos principais momentos realizados nos encontros.
  • Discentes-Monitoras do Geocam: Carina Fabiane L. do Rosário; Damiris Silva da Silva; e, Jéssica Luana de Oliveira Magalhães, que muito contribuíram para as atividades em sala de aula.
  • À coordenação pedagógica e administrativa do campus, por acreditar na proposta.

Texto: Geocam (2020). 

2 comentários:

  1. A disciplina contribuiu muito para ampliação da visão dos fatos abordados nos temas apresentados.experiência gratificante! !

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  2. Agradeço, em particular pela mensagem minha querida, esse é o nosso propósito, para além dos procedimentos avaliativos, apresentar e articular novos olhares.

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