No último dia 08 de novembro de 2019, ocorreu a finalização da
disciplina Geoprocessamento e Interpretação de Imagens, na turma do 4° semestre
de licenciatura em Geografia, do Campus Universitário de Castanhal (Campus-XX)
da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A disciplina teve seu início no mês de agosto, sendo ministrada pelo professor
Carlos Jorge N. de Castro; na oportunidade do desenvolvimento dos
Projetos Cartográficos, foram apresentadas a discentes de Geografia e
Integrantes do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (Geocam),
as estudantes-membros: Carina Fabiane L. do Rosário; Damiris Silva da Silva;
e, Jéssica Luana de Oliveira Magalhães, todas discentes do curso de
Geografia do 7° semestre no mesmo campus.
Fig. 1. Planejamento do Projeto Cartográfico, e o Desenvolvimento com as monitoras no Laboratório.
Fonte: Acervo disponibilizado pela equipe, e Geocam (2019).
A disciplina tem duração de 60 horas, a serem desenvolvidas entre
atividades teóricas, laboratoriais, e práticas; assim, no início da disciplina
foram realizados os debates em sala de aula com autores da Cartografia e do
Geoprocessamento, tais como Gilberto Câmara, Clodoveu Davis (2001) em
Introdução à Ciência da Geoinformação; também os debates com Paulo Roberto
Flitz (2008), em Geoprocessamento Sem Complicação, estes foram estruturantes para o
amadurecimento dos Projetos Cartográficos desenvolvidos nas pesquisas dos
discentes.
Fig. 2. Articulação do Conteúdo Introdutório Geoinformação - Cartografia - Geografia.
Ao iniciar a etapa laboratorial, com o aporte do Laboratório de
Informática do Campus, as discentes e integrantes do Geocam, contribuíram na
monitoria com a turma, ao passo que os debates centrais do grupo de pesquisa
assentam-se na temática. Na oportunidade, as os discentes tiveram a
oportunidade do suporte das nossas monitoras. Assim, acreditamos na interação
de saberes discentes-monitores-professor (alternando-se as ordens e os fluxos
de contato).
Ganhos e
trocas de saberes
Para as discentes-monitores em Geoprocessamento, acreditamos que experienciar, de maneira mais
próxima, o desenvolvimento de um Projeto Cartográfico auxilia no amadurecimento
de seu objeto de pesquisa, além de poder compartilhar experiências e
conhecimento com os colegas em início de formação. Cabe ainda destacar, que as
discentes estão no 7º semestre desenvolvendo suas pesquisas, e estão sendo
acompanhadas pelo Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia
(Geocam), ao longo de meses;
Para a turma de licenciatura em Geografia, acreditamos que houveram avanços a partir do
estreitamento do contato, com discentes-monitores com o acúmulo de experiência de
anos anteriores no curso, monitores orientados previamente pelo professor da disciplina
de Geoprocessamento em curso.
Em muitos momentos, as interações e os diálogos entre eles facilitaram a
compreensão e o amadurecimento dos projetos cartográficos, resultando em
pesquisas que abrangeram diversas temáticas.
Resultados
Alcançados
Os discentes da disciplina Geoprocessamento e Interpretação de Imagens
(turma Castanhal) se distribuíram nas seguintes temáticas:
- Infraestrutura Comercial e Centralidade Econômica Urbana (bairros - Estrela, Nova Olinda, e Centro);
- Violência Urbana e Crescimento de Assaltos e Homicídios (bairros - Ianetama, Salgadinho, e Centro);
- Transporte Público, por Ônibus, e seu papel na Relação Periferia-Centro em Bairros de Castanhal (bairros - Caiçara, São José, e Centro);
- Mercadinhos
de Bairro e as Relações de Compra em Frequências Estabelecidas na Rede de
Supermercados e Atacadistas (bairros - Ianetama, Santa Catarina, e Centro);
- Dinâmica Comercial dos Mercadinhos de Bairro e suas Relações com Grandes Redes de Supermercados Atacadistas (bairros - São José, Imperador, e Centro).
Fig. 3. Momento de Socialização das Pesquisas Desenvolvidas pelos Discentes de Geografia.
Os temas apresentados acima, compõem as discussões centrais dos Projetos
Cartográficos, desenvolvidos pelos discentes do 4° semestre da Turma de
Geografia, Campus-XX da Universidade do Estado do Pará, onde todas as
etapas da pesquisa foram minuciosamente analisadas e avaliadas; permitindo nos
afirmar que trata-se de trabalhos inéditos, estes realizados no campo da
investigação geográfica, cujo os méritos cabem aos membros de cada equipe,
pelos encaminhamentos realizados por seus representantes.
Considerações
O processo de amadurecimento contou com a organização das estruturas de
pesquisa, discussão do referencial de base do geoprocessamento, operações
geográfica em laboratório (com uso do softwares - Excel, e Quantum-Gis) na
elaboração de representações cartográficas, aproximação com os autores da
geografia, leituras e releituras sobre as etapas no desenvolvimento da
pesquisa.
Destarte, apresentamos o processo de amadurecimento do Projeto
Cartográfico desenvolvido ao longo de 4 meses, que contou com a intensa
participação das discentes-monitoras do Geocam, os discentes da turma de
geografia (Castanhal) e os encaminhamentos do professor Carlos Jorge N. de
Castro.
Agradecimentos
- Turma de Geografia Castanhal, que gentilmente cederam registros dos principais momentos realizados nos encontros.
- Discentes-Monitoras do Geocam: Carina Fabiane L. do Rosário; Damiris Silva da Silva; e, Jéssica Luana de Oliveira Magalhães, que muito contribuíram para as atividades em sala de aula.
- À coordenação pedagógica e administrativa do campus, por acreditar na proposta.
Texto: Geocam (2020).
A disciplina contribuiu muito para ampliação da visão dos fatos abordados nos temas apresentados.experiência gratificante! !
ResponderExcluirAgradeço, em particular pela mensagem minha querida, esse é o nosso propósito, para além dos procedimentos avaliativos, apresentar e articular novos olhares.
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