Considerando a necessidade de
acadêmicos na criação de camadas vetoriais de acadêmicos de geografia e de
áreas afins, essa publicação visa apresentar caminhos simples para
pesquisadores em estágio inicial no universo do geoprocessamento e das
geotecnologias. Assim, nós do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da
Amazônia apresentamos os procedimento necessários para a vetorização, com criação
e edição de camadas vetoriais no software Google Earth.
BREVE HISTÓRICO
O recorte espacial utilizado para
este exercício é o espaço urbano da cidade de Salvaterra (Ilha do Marajó)
delimitado nas quadras do bairro da Praia Grande. Por constituiu parte de um
município com forte marca histórica e geográfica, sobretudo pela Vila do Joanes
que foi construída no século XVII pela Ordem dos Jesuítas.
Apesar do
município remontar a formação do território paraense, a densidade populacional
é considerada baixa, pois em acordo com os dois últimos censos 2000 e 2010
(IBGE) a população teve um acréscimo de 5.066 habitantes, destes 10.292 do sexo
masculino, e 9.892 do sexo feminino; entretanto, observa-se a concentração da
população no ambiente urbano, com 12.681 habitantes, o restante 7.503
habitantes em ambiente rural, ver tabela a seguir.
Nome do Município
|
População 2000
|
Total de Homens 2010
|
Total de Mulheres 2010
|
Total da Pop. Urbana 2010
|
Total da Pop. Rural 2010
|
População 2010
|
Salvaterra
|
15.118
|
10.292
|
9.892
|
12.681
|
7.503
|
20.184
|
Fonte:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censos 2000 e 2010.
Org.
CASTRO, C. J. N. 2014.
|
O município
guarda grandes particularidades históricas para a formação do território
paraense. Assim, um primeiro levantamento sobre o município busca a compreensão
da disposição das quadras da bairro da Praia Grande, no ambiente urbano da
cidade de Salvaterra-PA.
PROCEDIMENTOS
A identificação e o
posicionamento da cidade de Salvaterra é fundamental para a Criação e Edição de Temas Vetoriais,
contextualizado com a geografia e a história do município.
Google
Earth: Criação de Temas Vetoriais
Abrindo o Google Earth, clique em Meus Lugares > Lugares
temporários.
Em Lugares temporários, clique com
o botão direito > Adicionar > Pasta.
Em Novo Pasta,
você determina o nome da camada que você deseja gerar [Ex.: Ruas, Quadras, Bairros, Área de
Comercial, etc.] > Ok.
Observe a
pasta Salvaterra
Quadras que surge na parte superior esquerda (abaixo de meus documentos) da tela.
Antes de iniciar o processo de
edição e de criação das poligonais de interesse, você precisa configurar uma
simbologia adequada para o processo de vetorização das múltiplas áreas (principalmente
se elas estiverem em sobreposição).
No passo seguintes, clique em Adicionar
Polígono.
Dica importante, antes de clicar
nos limites desejados para a composição de sua feição, selecione o campo nome e caracterize a área a ser vetorizada
[desenhada],
neste caso: Quadra,
agora selecione a aba estilo/cor; estabeleça:
Linha, Cor: Vermelha, Largura:
1,5; Opacidade: 100%;
Área, Cor: Amarela; mude o
estilo para Sólido + Circunscrito; 70% transparente[1].
Inicie
a vetorização...
Em edição, clique nos limites
desejados em sua geometria [vai aparecer as linhas e uns pontos quadrados, estes são
chamados de vértices, o verde representa o último vértice demarcado].
Ao fim da
edição [completando
a área desejada], clique em OK.
Perfeito, dessa
forma você obteve a primeira poligonal [Quadra].
É
importantes notar que abaixo da Pasta Salvaterra Quadras, você tem a feição Quadra.
Para continuar
o processo de construção das demais feições, retorne ao ícone Novo Polígono e retome quase o mesmo
processo para vetorizar [desenhar] uma nova área.
Clique em Adicionar
Polígono.
Nesta etapa, você não precisa
modificar os parâmetros de simbolização; pois, estes encontram-se configurados
de acordo com a organização estabelecida na etapa anterior.
No processo de
vetorização [desenho
das geometrias], você pode sobrepor os limites, não há problemas
quanto a isso. Mas entenda que a atual geometria, neste caso Quadra,
está representada pela cor vermelha, com cada vértice a mostra.
Ao fim da
segunda vetorização > OK.
Ao fim dos
procedimentos sugeridos, note que você possui mais de duas feições em uma Pasta.
Porém, adiante sua Pasta irá gerar uma Camada Vetorial, possível de ser
analisada em um software em Sistema de Informação Geográfica (SIG) e submetida
a procedimentos de geoprocessamento e análise espacial.
Para que isso ocorra, clique na
pasta Salvaterra
Quadras, com o botão direito, Salvar Como, estabeleça o local em seu
computador [caso queira renomear o arquivo pode fazer], salve observando os
dois tipos disponibilizado pelo Google
Earth [KML ou KMZ].
Ao abrir um software SIG, como
ArcGis ou Quantum Gis, você pode facilmente importar a camada vetorial
Salvaterra Quadras (seja em .kml ou .kmz), podendo converter a natureza ontológica da
camada em formato shp, kml, dxf, entre outros. Porém, é aconselhável o uso do formato Shapefile
(.shp) pois permite melhores resultados quanto
às operações espaciais e geoprocessamento de dados.
CONSIDERAÇÕES
Neste tutorial partimos da
origem, da construção de dados vetoriais, que podem resultar em uma planta,
neste caso da área urbana de Salvaterra-PA. Contudo, a representação deverá ser
realizada em outro software, como sugestão orientamos o uso Quantum GIS.
Ao seguir os procedimentos
apontados neste pequeno tutorial acreditamos que você começará a ganhar
habilidades no processo de vetorização, e maior autonomia no processo de
conversão de camadas vetoriais, fazendo uso das geotecnologias e dos recursos
dos softwares de geoprocessamento. Construa suas geometrias com o máximo de
rigor possível, e lembre-se a pressa não pode dominar seu trabalho. A concepção
de representação cartográfica [mapa, carta, planta ou croqui] está mudando,
não corra o risco de receber críticas por pular etapas importantes para seu
projeto cartográfico.
Geógrafo professor de Cartografia (UEPA).
Carlos Jorge N. de Castro.
[1] Ainda não dê o Ok,
inicie o processo de vetorização demarcando os limites constatados em Campo.
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