A pesquisa intitulada: A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL, desenvolvida pelo bolsista - pesquisador Felipe Inácio Melo Andrade (na condição de orientando, e membro do Grupo Geocam), pesquisa coordenada e orientada pelo Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro, do quadro de Geografia, lotado no Campus Universitário de Igarapé-Açu (Campus - X/ UEPA).
A pesquisa partiu da elaboração e construção de materiais didáticos para o ensino de Geografia, na Região Geográfica Imediata de Castanhal (RGIC), uma vez que diagnosticado que não somente na região, mas, nas aulas de Geografia em geral, apresentam carência de recursos didáticos.
Primeiramente, realizou-se o levantamento histórico dos municípios, que atualmente compõem a região.
Para isso, ocorreu a construção do Projeto Cartográfico, estruturado sob a finalidade, de espacializar o processo de fragmentação territorial dos municípios da costa paraense, até o seu momento de consolidação, na década de 1950.
Posteriormente, a pesquisa desenvolveu a elaboração dos recursos didáticos na região, partindo do levantamento da atividade da pecuária, especificamente, o Rebanho Bovino, Rebanho Suíno e Rebanho de Galináceos (Galinhas). Por fim, a construção de materiais didáticos se apresenta no momento de redução de unidades escolares na região de pesquisa, isto é, no contexto de ataque a educação pública brasileira.
Em janeiro de 2021, a pesquisa foi contemplada no Prêmio Prof. Benedito Nunes Ciências Sociais, Letras, e Artes da UEPA, premiação oferecida aos projetos aprovados no edital 013/2019 junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará (Propesp-Uepa), para saber mais consulte: http://geografia-cartografia.blogspot.com/2021/01/pesquisa-do-grupo-geocam-recebe-premio_25.html
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Felipe Inácio Melo. A elaboração de recursos didáticos no ensino de geografia na formação territorial da Região Geográfica Imediata de Castanhal. Belém: Universidade do Estado do Pará. (Trabalho de Conclusão de Curso), 2020. 108 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário