No dia 19 de Julho de 2022, o comitê editorial do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA-UEPA) lançou o livro eletrônico intitulado “Mundo Geo-Açu: O Papel dos Transportes na Formação Socioespacial da Cidade de Igarapé-Açu” sob o ISBN: 978-65-997593-2-1. A obra foi elaborada pelo Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro, pertencente ao Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM).
A obra aborda: o Transporte e as Cidades na Amazônia, o Espaço Geográfico em Igarapé-Açu, os elementos da Abordagem Regional e o Mundo Geo-Açu direcionado ao Jogo de Tabuleiro.
A publicação encontra-se conjugada a proposta de Jogo de Tabuleiro Infantil: Mundo Geo-Açu contextualizando a realidade de igarapé-Açu e região. Contudo, os elementos compõem o processo formativo e na socialização do conhecimento em todos os estágios de desenvolvimento educacional.
A produção intelectual está disponível para download em: https://abre.ai/eJp9
Sobre o Autor: Carlos Jorge Nogueira de Castro é Geógrafo e Professor; Doutor em Geografia do quadro docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no Campus Universitário de Igarapé-Açu (CAMPUS - X). É Pesquisador-Líder Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM), e Vice-coordenador do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime (LAB-GEOVCRIM). Professor-Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGG-UEPA.
Agradecimentos:
Aos professores amigos que compartilham e compartilharam desafios diários do ambiente de sala de aula; amigos da Geografia entusiastas dos processos de formação socioespacial com aporte da Cartografia; acadêmicos dos ambientes universidade e dos espaços escolares; aos pesquisadores membros dos grupos de pesquisas GEOCAM e LAB-GEOVCRIM; aos amigos de Igarapé-Açu que ao longo dos últimos anos contribuíram para o desvelar das sucessivas pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC).
Agradecimentos Institucionais:
À equipe Universidade do Estado do Pará - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) no suporte dos Projetos de Pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pelo ilustríssimo suporte na gestão dos Projetos PIBIC.
À equipe da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) vinculada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) do Estado do Pará, pelos financiamentos das pesquisas PIBIC.
À equipe do Conselho Editorial do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (PPEECA), pelo suporte no projeto gráfico e diagramação, assistência editorial, revisão técnicas, desta obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário