quarta-feira, 16 de agosto de 2023

AMAZÔNIA: CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA

A Revista InterEspaço, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), e do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia, do MEIO-NORTE; apresenta no seu volume 9, número 2, 2023 o artigo: AMAZÔNIA: CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL, de autoria o Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro e a pesquisadora Profª. Railana Oliveira da Silva. Ambos do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (Geocam - UEPA).


 SINOPSE

Os fundamentos cartográficos e os elementos da comunicação gráfica alcançaram saltos consideráveis a partir da segunda década do século XXI. Nesta perspectiva, os avanços tecnológicos possibilitam, quando conciliados as pesquisas e análise geográficas do espaço amazônico, recebem atenção especial no cenário dos avanços tecnológicos, e a ampliação do acesso às redes de comunicação.

 A unicidade das técnicas anunciada por Santos e Silveira (2008) permitiu novos olhares e interpretações sobre o espaço geográfico. Assim, neste artigo a fundamentação cartográfica e as grafias do cenário agrícola da Região Geográfica Imediata de Castanhal (IBGE, 2017) subsidiam as análises da produção das lavouras agrícolas abordadas sob o viés educacional.

A Fronteira Amazônia estreça o diálogo da compreensão dos múltiplos processos identificados nas frentes de ocupação e no dimensionamento das cidades, e o melhor: a Cartografia submetida aos interesses didáticos abordar os conflitos: na cidade, no campo, nos rios, e nas rodovias.


Para alcançar tais resultados, a estruturação metodológica desta pesquisa consiste em referenciais cartográficos, geográficos, com aporte nos avanços tecnológicos e de desenho gráfico de assessoramento à temática da pesquisa (CASTRO, 2019), o processo de formação territorial na Amazônia apresenta elementos da unicidade das técnicas (SANTOS, 2013).

Ao fim, os resultados ampliam possibilidades dos professores ao compreenderem fenômenos e processos na região em recorte de análise: a Região Geográfica Imediata de Castanhal, pautada na elaboração de produtos didáticos – cartilhas – nos quais são revelados de forma ilustrada os processos socioespaciais através de desenhos pictóricos infantis com uso do software Inkscape; a formalização da escrita incorporada aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) a partir do software Quantum Gis (versão 3.14 -π Pi).

O objetivo proposto nesta pesquisa, confecção de Cartilha Cartográfica abordando a Produção Agrícola regional, enquanto elaboração de recurso didático voltado ao ensino de Geografia, revelando e afirmando o papel protagonista da Cartografia e da escrita gráfica na segunda década do século XXI.

 

ARTIGO COMPLETO

Link da Revista: 

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/issue/view/566/showToc 

 Link da Publicação: 

 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16621/11937

Texto: Geocam - Uepa (2023).

  

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