A Revista InterEspaço, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em
Geografia (PPGGEO), e do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia,
do MEIO-NORTE; apresenta no seu volume 9, número 2, 2023 o artigo: AMAZÔNIA:
CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA
DE CASTANHAL, de autoria o Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro e a
pesquisadora Profª. Railana Oliveira da Silva. Ambos do Grupo de Estudos e
Observação Cartográfica da Amazônia (Geocam - UEPA).
SINOPSE
Os fundamentos cartográficos e os elementos da comunicação gráfica alcançaram
saltos consideráveis a partir da segunda década do século XXI. Nesta perspectiva,
os avanços tecnológicos possibilitam, quando conciliados as pesquisas e análise
geográficas do espaço amazônico, recebem atenção especial no cenário dos avanços
tecnológicos, e a ampliação do acesso às redes de comunicação.
A unicidade das técnicas anunciada
por Santos e Silveira (2008) permitiu novos olhares e interpretações sobre o
espaço geográfico. Assim, neste artigo a fundamentação cartográfica e as grafias
do cenário agrícola da Região Geográfica Imediata de Castanhal (IBGE, 2017)
subsidiam as análises da produção das lavouras agrícolas abordadas sob o viés educacional.
A Fronteira Amazônia estreça o diálogo da compreensão dos múltiplos processos
identificados nas frentes de ocupação e no dimensionamento das cidades, e o
melhor: a Cartografia submetida aos interesses didáticos abordar os conflitos: na
cidade, no campo, nos rios, e nas rodovias.
Para alcançar tais resultados, a estruturação metodológica desta pesquisa
consiste em referenciais cartográficos, geográficos, com aporte nos avanços
tecnológicos e de desenho gráfico de assessoramento à temática da pesquisa
(CASTRO, 2019), o processo de formação territorial na Amazônia apresenta
elementos da unicidade das técnicas (SANTOS, 2013).
Ao fim, os resultados ampliam possibilidades dos professores ao
compreenderem fenômenos e processos na região em recorte de análise: a Região
Geográfica Imediata de Castanhal, pautada na elaboração de produtos didáticos –
cartilhas – nos quais são revelados de forma ilustrada os processos socioespaciais
através de desenhos pictóricos infantis com uso do software Inkscape; a
formalização da escrita incorporada aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
a partir do software Quantum Gis (versão 3.14 -π Pi).
O objetivo proposto nesta pesquisa, confecção de Cartilha Cartográfica abordando a Produção Agrícola regional,
enquanto elaboração de recurso didático voltado ao
ensino de Geografia, revelando e afirmando o papel protagonista da Cartografia e da escrita gráfica
na segunda década do século XXI.
ARTIGO COMPLETO
Link da Revista:
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/issue/view/566/showToc
Link da Publicação:
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16621/11937
Texto: Geocam - Uepa (2023).
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