Ocorreu no dia 7 de novembro do corrente ano, a I Mostra Paraense de Produtos Educacionais da Área de Ensino, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), em Belém, PA. O evento ocasionou visibilidade aos processos e produtos desenvolvidos no âmbito acadêmico e científico com perspectivas tecnológicas e educacionais inovadoras para as práticas no ensino paraense.
Na oportunidade, os pesquisadores Carlos Jorge Nogueira de Castro, João de Souza Barros Filho, Josenilma Santos do Rosário e Maria Carolina Ribeiro Silva do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM) apresentaram o trabalho intitulado “JOGOS GEOGRÁFICOS: PARÁ 1900 E MUNDO GEO AÇÚ E SEUS ELEMENTOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”.
Fig. 1. Apresentação e contextualização dos jogos educativos.
Fonte: Geocam (2024).
O jogo educacional “Pará 1900” no formato de
quebra-cabeça apresenta o contexto territorial e socioespacial da costa
atlântica paraense no início do século XX. O jogo de tabuleiro “Mundo Geo Açu”
aborda alguns dos principais elementos geográficos, históricos e culturais intrínsecos
aos processos de formação socioespaciais dos municípios de Igarapé-Açu e
Maracanã.
Fig.2. Momentos de apresentação dos exemplares e das ações extensionistas.
Em relação ao acesso aos materiais didáticos e pedagógicos no ensino-aprendizagem que contextualizam a realidade regional, os entraves são diversos sendo constante a busca por alternativas para superá-los. Os produtos cartográficos aqui elencados contextualizam uma parcela do recorte espacial amazônico com suas especificidades, permitindo assim, uma imersão lúdica nessa abordagem para a compreensão e reflexão desses processos no âmbito do ensino de Geografia regional.
Belém, 07/11/2024.
Texto: Geógrafo e Mestrando João Barros Filho (PPGG-UEPA), Geocam (2024).
Nenhum comentário:
Postar um comentário