sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

II GEO-DIÁLOGOS: DISCUTE A URBANIZAÇÃO METROPOLITANA ESTENDIDA NO ESPAÇO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Na manhã de 07 de dezembro, os grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano (GeoPurb) e o Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM), promoveram na sala de recitais do Curso de Licenciatura em Música no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) o II -  Geo-Diálogos, que contou com a palestra do Geógrafo Prof. Dr. Luiz Augusto Soares Mendes, onde na oportunidade apresentou resultados de suas pesquisas de mestrado e doutorado sob o título: “Urbanização metropolitana estendida: aspectos da produção do espaço de Belém e de sua região” onde acadêmicos e profissionais da Geografia da UEPA se fizeram presentes prestigiando o evento, figura 1.
Figura 01: Geo-Diálogos e os principais momentos da palestra.
Fonte: Geocam e Geopurb (2018).
Além do palestrante, se fizeram presentes, o professor Dr. Willame de Oliveira Ribeiro líder do GeoPurb, e o professor Msc. Carlos Jorge Nogueira de Castro líder do Geocam, ambos docentes de Geografia na Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O tema ocupações precárias foi abordado no decorrer da apresentação, o precário como definição da condição das mesmas, que é um agente modelador, atuando de maneira organizada, arquitetando sua atuação na luta por resistência do acesso a moradia.
Ao fim da apresentação, o professor Willame destacou a importância dos Geo-Diálogos, destacando o cenário de possibilidade de novas pesquisas a partir da palestra para novos estudos, apontando para a multi-centralidade com o circuito superior e misto. As centralidades do que tem no setor imobiliário a sua reprodução acabam se materializando a partir deste circuito, como a configuração dos supermercados, grandes redes, shoppings centers.
A exemplo da avenida Augusto Montenegro, as lojas de matérias de construção vinculadas ao circuito inferior da economia, que antes se adensavam na altura do Planetário, e mais recentemente saíram da borda da avenida, talvez se reproduzindo em outros espaços; outro exemplo apontado por Ribeiro foi o estacionamento embaixo do viaduto (na Augusto Montenegro com Independência), a qual está articulado a um grande supermercado, que foi impactado com a conclusão da obra.
O professor Msc. Carlos Jorge Nogueira de Castro, docente de Geografia na universidade e líder do grupo GEOCAM, o qual mostrou qual reforçou o objetivo da integração entre os grupos de pesquisa, vinculando a cartografia articulado aos debates de geografia urbana na região amazônica, agregando valor aos diálogos entre os grupos de pesquisa.
Os professores Msc. Léa Maria Gomes da Costa e Msc. Mauro Emílio Costa Silva docentes do curso de Geografia na Universidade do Estado do Pará prestigiaram o evento contribuindo para ainda mais para a qualificação do debate que se fez presente.
Texto: Geocam.
Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia.
Universidade do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISADOR DO GEOCAM OFERTA CURSO NA XII SEMANA ACADÊMICA DE CASTANHAL

  Ocorreu no dia 13 de novembro de 2024, a  XII Semana Acadêmica do Campus Universitário de Castanhal (Campus XX) da Universidade do Estado ...