sábado, 15 de junho de 2019

GEOCAM PROMOVE O SEGUNDO CURSO DE CARTOGRAFIA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E O GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ANALISE TERRITORIAL

Nos dias 13 e 14 de junho de 2019, o Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM) promoveu o II Curso de Sistema de Informação Geográfica e o Geoprocessamento Aplicado à Análise Territorial, realizado em Igarapé-Açu o curso estimulou a socialização de saberes e técnicas para a manipulação e construção de representações cartográficas, foi utilizado o software Quantum Gis 2.18.13 (Las Palmas).
O curso foi realizado no município de Igarapé-Açu nos espaços da Fazenda Escola de Igarapé-Açu (FEIGA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde atualmente a senhora Kassia Magalhães é responsável pela gerência do espaço, espaço este novamente cedido ao Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) através de diálogo e parceria entre instituições o professor Carlos Jorge N. de Castro, líder do grupo, ministrou nos dias 13 e 14 o referido curso. Além da FEIGA, o curso contou com o apoio e parceira da Rádio Companheira FM 87,9 FM, a qual acompanhou a iniciativa adotada entre as instituições UEPA e UFRA, com finalidades sociais.
O público atendido no II Curso de Sistema de Informação Geográfica e o Geoprocessamento Aplicado à Análise Territorial constituiu em pesquisadores, profissionais e acadêmicos, das duas instituições, UFRA e UEPA.
A proposta do curso é disseminar o conhecimento acerca da Cartografia, SIG’s, Geoprocessamento para análises territoriais da região. Assim, os acadêmicos e pesquisadores do Geocam juntamente com os demais acadêmicos dos grupos do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano (GeoPUrb), coordenado pela professor Willame Ribeiro (UEPA) do mesmo modo os acadêmicos do Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime (LAB-GEOVCRIM), coordenado pelo professor Clay Chagas (UEPA-UFPA). Também foram convidados acadêmicos do curso de Geografia da UEPA, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), de Belém; Acadêmicos do Campus – X, de Igarapé-Açu; Acadêmicos do Campus – XX, de Castanhal.

Acadêmicos e pesquisadores de Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) participaram do curso, são pesquisadores do Grupo de Estudos em Forragicultura e Ruminantes da Amazônia (GERFAM) e do Centro de Pesquisas em Caprinos e Ovinos do Pará (CPCOP), Campus Belém; e do Campus de Paragominas.
Na condução do Curso, o professor Carlos Jorge N. de Castro, distribuiu a carga-horária em: 10 horas teóricas (a partir do referencial lido previamente para o curso), 20 horas práticas (com o desenvolvimento da ementa do curso), e 10 horas complementares (com a execução de exercício de fixação), totalizando 40 horas de formação.
Nos intervalos entre turnos, e com as condições de tempo favoráveis, os participantes foram convidados a prática de voos com drone na área da Fazenda Escola, estes momentos permitiram maior interação, propiciando trocas de conhecimento.
Na oportunidade, J.Filho radialista da Rádio Companheira FM 87,9 de Igarapé-Açu, e membro do Geocam, entrevistou os participantes do II Curso de Sistema de Informação Geográfica e o Geoprocessamento Aplicado à Análise Territorial que demonstram sua satisfação em aprimoraram seus conhecimentos em cartografia, com o uso potencial do Sistema de Informação Geográfica (SIG) e das ferramentas de Geoprocessamento. Pois, tais conhecimentos promovem uma melhor leitura do contexto espacial de Igarapé-Açu e região. 

Equipe Organizadora 

Carlos Jorge Nogueira de Castro
Universidade do Estado do Pará
Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia – Geocam
Francisco de Assis da Silva Lopes
Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia – Geocam
João de Souza Barros Filho
Universidade do Estado do Pará
Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia – Geocam
Rádio Companheira FM
Rodrigo dos Santos Sá
Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia – Geocam

Parceiros 

Grupos de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará
Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime – LAB-GEOVCRIM
Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano - GEOPURB

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Fazenda Escola de Igarapé-Açu - FEIGA

Rádio Comunitária Companheira

Texto: Geocam (2019).
Contribuições: Assis Lopes; João Barros Filho; Rodrigo Sá (2019).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISADOR DO GEOCAM OFERTA CURSO NA XII SEMANA ACADÊMICA DE CASTANHAL

  Ocorreu no dia 13 de novembro de 2024, a  XII Semana Acadêmica do Campus Universitário de Castanhal (Campus XX) da Universidade do Estado ...