quarta-feira, 1 de setembro de 2021

ABAETETUBA: Perspectivas Socioeconômicas & Estudos de Viabilidade em Transporte Público Urbano

O transporte público de passageiros, no ambiente urbano, é pauta de profundas análises nas pesquisas do líder do Grupo Geocam, o professor Dr. Carlos Jorge N. de Castro. 

Professor de Cartografia do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), o pesquisador se destaca pela expertise na ciência cartográfica e técnicas de mapeamento com geoprocessamento. Destarte, o aprofundamento sobre as plantas industriais brasileiras e das políticas ambientais do setor automobilístico o credenciam no debate dos transportes urbanos.

No debate em questão o professor Carlos Jorge, apresenta aspectos iniciais do Projeto Cartográfico desenvolvido sobre a realidade urbana da cidade paraense de Abaetetuba, abordando perspectivas socioeconômicas para pensar sobre o plano de viabilidade econômica em transporte público urbano.

A primeira etapa do projeto ocorreu no ano de 2019, a partir de visitas e registros de campo ao município de Abaetetuba. Naquele momento, as redes de circulação no município direcionadas ao centro da cidade viabilizou a regionalização logística e dos meios de transporte a partir do transporte rural-urbano.

Ao desenvolver análises da circulação municipal de Abaetetuba a  pesquisadora Kyala Silva (2019), integrante do Grupo Geocam, estabeleceu a regionalização considerando os seguintes recortes: 

I -  Urbano da Cidade (14,5 Km²);

II - Distrito Urbano (3,4 km²);

III -  Ilhas conectadas por embarcação (317,8 Km²);

IV - Continente conectado por embarcações (141,6 Km²);

V - Continente conectado por ônibus (732,0 Km²). 

A cidade de Abaetetuba possui 13 bairros , com aproximadamente 18.791 domicílios, com uma população urbana aproximada de 81.804 residentes. Nos últimos 8 anos observa-se um expressivo crescimento imobiliário na cidade, que apresenta expansão urbana.

Nos anos seguintes, as pesquisas do Grupo Geocam avançaram com ampliação das perspectivas em laboratório, momento pelo qual foi possível a depuração sobre os indicadores oficiais de caráter socioeconômico, a disposição dos equipamentos urbanos da cidade de Abaetetuba.

O planejamento dos itinerários urbanos foi desenvolvido no ambiente do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM), considerando a necessidade de minimizar a sobreposição destes em relação aos itinerários do circuito de transporte Rural-Urbano.

De posse destas variáveis foram projetadas cinco itinerários para a circulação interna na cidade de Abaetetuba, conforme apresenta em síntese o líder do Grupo Geocam.

A pesquisa segue no âmbito do Grupo Geocam, com estrita protocolo de supervisão do Projeto Cartográfico, em sua nova fase os layouts dos veículos devem seguir em prancha na perspectiva do City Marketing, a partir de nomes regionais expressivos. Pari passu, os estudos logísticos e de definição de rotas seguem alinhados aos custos operacionais projetados para a região. 

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Referências

CASTRO, Carlos Jorge Nogueira. Transporte Público de Passageiros: uma Análise sobre as Territorialidades das Empresas de Ônibus Urbano Regulamentadas na Região Metropolitana de Belém 2000-2012. Belém: UFPA - Programa de Pós- Graduação em Geografia (Dissertação), 2015.

_______. Projeto Cartográfico e a Pesquisa: a implementação da escrita gráfica nos princípios geográficos e o tripé Geografia – Cartografia – Geoinformação. Revista InterEspaço, 17 de Setembro de 2019: 1-17.

_______. Transporte Público enquanto dimensão do processo de metropolização de Belém. Belém: UFPA - Programa de Pós- Graduação em Geografia (Tese), 2020.

SILVA, Kyala Margalho Pimentel. Produção do Espaço e suas Territorialidades a partir do Sistema de Transporte Rural-Urbano no Município de Abaetetuba-PA. Belém: UEPA - Coordenação do Curso de Geografia e Cartografia (Trabalho de Conclusão de Curso), 2019.


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